Thursday, July 8, 2010

Proposta de Estrutura de Projecto de Investigação

Investigação Científica
Antes de entrarmos no que é, de facto, IC, vamos definir cada termo:

Investigação – Fazer diligências de descobrir alguma coisa através de métodos, técnicas e procedimentos próprios.

Ciência – Conjunto dos conhecimentos exactos, universais e verificáveis, expressos por meio de leis, que o Homem tem sobre si próprio, sobre a natureza, a sociedade, o pensamento…

O homem busca incessantemente, por força da sua curiosidade, inquietação, preocupações, conhecimento.
Essa busca incessante de conhecimento, quando de fazer ciência se trata, está perante à investigação científica. Este tipo de investigação constitui-se pelo sistema de processos ou prática social através do qual ele obtém, como produto ou resultado, um conhecimento objectivo (verdadeiro sobre determinados aspectos da realidade), com a finalidade de o usar como caminho da prática transformadora do homem.
A investigação científica é, para além de ser um processo reflexivo, sistemático e metódico, um processo dinâmico, dialéctico e contextualizado.
De acordo com Cerda (1992), a IC “é uma actividade encaminhada à solução de problemas, que se define pelo uso de um método científico, um procedimento sistemático destinado a adquirir novos conhecimentos”.

Categorias do Processo de IC
I. O desenho teórico da investigação – componente da projecção de uma investigação que contém entre outros elementos, a delimitação do conjunto de conceitos ou categorias teóricas que permitem ao investigador antecipar, mediante uma representação organizada do ponto de partida, o início da construção do objecto, no processo de investigação. Entre as categorias que configuram o DT temos: o problema de investigação, objecto de estudo, campo de acção, hipóteses, variáveis.
II. O desenho metodológico da investigação – componente que responde ao como desenvolver a investigação. Contém a descrição e argumentação das principais decisões metodológicas a adoptar segundo o tema de investigação e as possibilidades do investigador. Integram o DM as seguintes categorias: população, unidades de estudo, amostra, técnicas de amostragem, tipo de estudo (exploratório, descritivo, correlacional, explicativo), enfoque do tipo de estudo, métodos e técnicas de recolha e análise de dados.

Ao definirmos o tipo de problema da investigação, estamos também a definir com ele o tipo de investigação que vamos realizar: a) quando o problema diz respeito a um vazio de conhecimento de que se necessita preencher, como logo será explicado, o mesmo vai ao encontro de investigações descritivas e as investigações explicativas – interpretativas; sendo necessário que neste caso o problema se refira a uma dúvida ou incógnita e deverá ser concretizada numa pergunta; b) quando o problema diz respeito a uma situação deficitária, de insuficiências, de que se necessita resolver, vai ao encontro de investigações aplicadas ou de aplicação, e neste caso deverá exprimir-se em forma de um enunciado descritivo de tipo diagnóstico.
Problema – Em termos gerais, entendemos por problema qualquer dificuldade que não se possa resolver automaticamente, ou seja, unicamente com a acção de nossos reflexos instintivos e condicionados, ou mediante a lembrança do que temos aprendido anteriormente.
Segundo Cerda (1993), “o problema de investigação é o conhecimento sobre o desconhecido, sobre o imperfeito e o incoerente, que pode expressar-se como uma variedade de perguntas cujas respostas não estão contidas nos conhecimentos acumulados e, por esta razão, se exigem acções determinadas encaminhadas para a obtenção de novos conhecimentos”. Como sugere Bunge (1972), “na investigação científica, o problema é o primeiro elo da cadeia problema – investigação – solução” […].

Passos para colocar um problema
a. Focalização ou identificação do problema (consiste em extrair o problema da realidade na qual se encontra inserido (da situação problemática) e conseguir “o isolar”, situá-lo dentro de uma área temática e poder proceder desde esta a sua descrição, delimitação espaço temporal, fundamentação e justificação. O ponto de partida é a situação problemática percebida.);
b. Limitação do estudo (consiste em especificar as possíveis debilidades do estudo);
c. Delimitação do estudo (consiste em identificar os limites ou alcances teóricos metodológicos do estudo);
d. Fundamentação do estudo do problema (análise diacrónica do problema, apresentação de antecedentes do problema, o lugar do problema no desenvolvimento da ciência, situação actual);
e. Justificação do estudo do problema (indicar as razões acerca da necessidade de realização da investigação, tendo em conta como critérios: relevância, conveniências, implicações práticas, valor teórico, valor metodológico);
f. Valorização do estudo do problema;
g. Formulação do problema.

Estrutura de um Projecto ou Plano de Investigação
a. Informação geral do projecto (dados como: título descritivo do projecto, localidade, nome da instituição, universidade, faculdade ou departamento, nível que aspira, investigador, orientador)

b. Índice

c. Introdução

d. Aspectos científico-técnicos do projecto
- Colocação do problema
- Marco observacional do problema ou identificação do problema
- Limitação do estudo
- Delimitação do estudo
- Fundamentação teórica do estudo: história do problema, lugar do problema no desenvolvimento da ciência: soluções que tem recebido; quais aspectos não tem sido resolvidos satisfatoriamente
- Justificação do estudo
- Valorização do estudo
- formulação do problema

- Desenho teórico da investigação
- Formulação do objecto de investigação (responde à pergunta que porção da realidade interessa estudar para a solução do problema colocado?)
- Formulação dos objectivos da investigação (responde à pergunta para que vamos investigar? Que resultados finais e parciais se pretendem alcançar? Exprimem os resultados, quer finais (objectivo geral) quer parciais (objectivos específicos) da investigação. Ao mesmo tempo, determinam s limites do problema e orientam o desenvolvimento da investigação.
- Formulação do campo de acção da investigação (responde à pergunta que subsistema do objecto nos interessa para solucionar o problema?)
- Marco teórico ou referencial da investigação
- Formulação da hipótese ou das hipóteses da investigação
- Identificação e operacionalização das variáveis (independente e dependente)

- Desenho metodológico ou desenho da investigação (responde à pergunta como desenvolveremos a investigação? Conforme o tipo de problema e os objectivos da investigação, envolve decisões em volta de: população e amostra, tipo de estudo a realizar (opção metodológica) e o seu respectivo desenho; deleitação das tarefas de investigação assim como dos métodos (teóricos, empíricos e estatísticos) e das técnicas tanto de recolha como de análise de dados)
- Universo e amostra
- Definição do enfoque, da opção metodológica e do desenho de investigação (Como se organiza toda a investigação?)
- Definição das tarefas da investigação
- Definição dos métodos, técnicas e procedimentos a utilizar (Que caminhos seguir para obter os resultados esperados?)

e. Aspectos de administração e controlo do projecto
- Cronograma

f. Aspectos de infra-estrutura do projecto (recurso humanos, institucionais)

g. Referências e bibliografia consultadas

h. Anexos e apêndices





Fim da Proposta ________________________________________________________

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